Sociedades Multiculturais

Este espaço pretende dar a conhecer o percurso académico do Educador Socioprofissional e a consequente aplicação prática na área da Acção Social.
Foi criado no âmbito da Unidade Curricular de Técnicas de Animação de Grupo do 2º ano do Curso de Educação Socioprofissional da Escola Superior de Educação Jean Piaget - Arcozelo, do Campus Académico de Vila Nova de Gaia, sob a orientação do Master Carlos Jorge De Sá Pinto Correia .Atualmente é desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular Métodos II, sob a orientação da Doutora Maria Orquídea.

" A Guerra do Fogo" de Jean-Jacques Annaud

Curso:
 Licenciatura em Educação Socioprofissional

Unidade Curricular:
 Técnicas de Animação de Grupo

Professor:
 Carlos Jorge De Sá Pinto Correia

Estudante:
 Maria Manuela de Freitas Meira

Obra cinematográfica:
 A Guerra do Fogo



Grelha de Observação e Análise de Sequências Fílmicas
Considere as sequências de imagens como…
uma linguagem; um produto histórico e um veículo de comunicação



Ficha Técnica


 Realização: Jean-Jacques Annaud
Género: Aventura
Duração: 97 min
Origem: França - Canadá
Elenco: Everett McGill, Ron Perlman, Nicholas Kadi, Rae Dawn Chong
Fotografia: Claude Agostini
Música: Philippe Sarde
História: J.H. Rosny Sr.
Argumento Cinematográfico: Gérard Brach





Análise Globalizante

Exposição das ideias principais



 O filme retrata a vida de um grupo de hominídeos na Pré-História e a sua luta pela sobrevivência, na preservação do fogo. Destaca em particular o facto de alguns terem conhecimento de produzir o fogo.
Neste filme é realçada a importância do grupo na luta pela sobrevivência, verifica-se a existência de uma hierarquia e liderança no grupo.
Existem também, diferentes grupos, uns mais evoluídos e outros menos evoluídos que estão a passar por uma aprendizagem de técnicas, hábitos e comportamentos. Esta diferença entre os grupos é visível nos processos evolutivos, nomeadamente na linguagem, nas diferentes formas de comunicar, nos espaços onde habitam. Este filme reflecte a importância das relações humanas e os afectos, assim como, também realça o encontro de culturas que conduzem o ser humano a um processo evolutivo.








Apresentação dos aspectos positivos / negativos


Os aspectos positivos, destaco a capacidade de adaptação do ser humano, e os instintos de sobrevivência, de protecção territorial e do grupo, as estratégias de combate, a liderança e a distribuição de tarefas no seio do grupo.
Outro dos aspectos positivos e relevantes é a utilização do fogo para se aquecerem e protegerem dos animais.
 Ainda, destaco a capacidade de aprendizagem do hominídeo perante as diferenças culturais, nomeadamente os novos hábitos, técnicas e comportamentos.
No que concerne aos aspectos negativos julgo que o mais importante diz respeito à cena em que o protagonista, após roubar o fogo à tribo de canibais e antes de abandonar o local, atira para a água todas as brasas da fogueira que ainda pudessem ser ateadas, exclusivamente com o intuito de que aquela tribo não fique com fogo algum.
Além disso, também é possível interpretar como aspecto negativo a existência de alguma discórdia no seio do grupo, nomeadamente quando alguns elementos põem em risco a coesão e até a existência do grupo, ao gerarem um conflito por pretenderem ser eles os nomeados para desempenharem tão importante tarefa como foi a da recuperação do fogo. Ainda destaco o facto de um dos grupos do filme ser canibais, e, o acto sexual ser muito primitivo, onde não existiam afectos e sentimentos.



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Pertinência pedagógica
 O filme aborda a evolução da espécie humana, em várias vertentes pedagógicas, tais como:
- Organizacional (a convivência em grupos e existência de subgrupos; a liderança, representada pelo líder do grupo e pelo líder religioso; a distribuição de tarefas, como por exemplo, o vigia ou o guarda do fogo; a protecção do espaço territorial);
- Socialização (ao nível das emoções, simbolizada sobretudo pelo sorriso e pelo riso, mas também pela paixão e pela saudade; a solidariedade e cooperação, visando a coesão e o progresso do grupo; a interacção com outros grupos; a própria domesticação dos animais);
- Sexualidade (o acto sexual “animal” como libertação de energia e, posteriormente, os afectos e o respeito, pela confrontação com o rosto no relacionamento sexual);
- Comunicação (a forma de comunicar, de se expressar, primeiro por grunhidos, e o modo como a necessidade de adaptação às exigências do meio e de sobrevivência foi requerendo uma comunicação cada vez mais elaborada);
- Educacional/comportamental (a aculturação traduz-se numa aprendizagem e consequente alteração dos hábitos e comportamentos do ser humano);
- Técnica (de produção do fogo por atrito e o seu uso para cozinhar alimentos e na protecção contra o frio e animais selvagens; de artesanato e cerâmica, de construção de cabanas; e técnicas de guerrear e de defesa, pelo uso de flechas, cheiro da pele animal como distracção, armadilhas, estas duas últimas também com uma componente organizacional);
- Religioso (alguns idolatravam aquilo que consideravam sobrenatural, neste caso, o fogo);
- Alimentação (grupos recoletores que já armazenavam os alimentos em recipientes e alguns grupos tinham uma alimentação diversificada)
- Vestuário e habitação (uso de peles de animais como coberturas de cabanas e do corpo)
- Estética (pintura corporal como forma de embelezamento e protecção).
- Arte (as pinturas abstractas dos recipientes utilizados na armazenagem dos alimentos)
- Saúde (utilização de ervas como efeitos medicinais)
- Musical (produção de sons ritmados durante as práticas rituais)




Palavras-chave

 Fogo; grupo; hierarquia; interacção grupal; aprendizagem social; emoções; afectos; sobrevivência; organização; comunicação;





Análise Concentrada

Descrição do contexto e das situações/ reconstrução da temática (história)




O filme aborda a pré-história e retrata como decorreu a vida do homem há 80.000 anos atrás. Este filme conta a vida de um grupo de hominídeos que vive em cavernas e possui o fogo sob a forma de uma pequena chama, guardada cuidadosamente para que possa ser utilizada para acender fogueiras. Essa chama, obtida de fonte natural, e é importante ser alimentada constantemente para que não se apague, uma vez que eles não têm conhecimentos para produzirem o seu próprio fogo.
A história do filme tem início praticamente quando esse grupo sofre um violento ataque por parte de outro grupo, cujos elementos quase não se diferenciam dos macacos. Como resultado desse sangrento combate, os sobreviventes do grupo são forçados a abandonar a caverna onde viviam e são perseguidos por uma matilha de lobos que os obriga a atravessar um pântano e a refugiarem-se numa ilhota.
Contudo, enquanto o elemento do grupo, encarregue de guardar e preservar a chama, efectua essa travessia, a chama apaga-se na água, condenando a tribo à morte, devido ao frio e à fome.
O líder do grupo (o mais velho do grupo) decide então enviar três homens em busca de uma nova chama.
Após iniciarem a viagem, são perseguidos por leões que os obrigam a passar vários dias no topo de uma pequena árvore e a alimentarem-se das suas folhas. Só quando um dos ramos se parte e um deles cai se apercebem que os leões haviam abandonado o local e puderam então continuar a sua viagem. É aí que entram no território de uma tribo que é canibal e tinham duas nativas prisioneiras de uma outra tribo mais evoluída.
Assim, dois dos três elementos procuraram atrair os canibais para longe da sua fogueira, e o outro consegue roubar algum fogo, apesar de ficar ferido numa luta com dois deles, consegue escapar, e atira à água todas as brasas para que eles não pudessem atear. Esse ferimento deixa-o durante muito tempo com dores. Durante esse confronto, uma das prisioneiras dos canibais consegue escapar e seguir o trio de guerreiros como forma de gratidão e procurando protecção. Apesar das tentativas de se libertarem dela, acaba por conseguir aproximar-se do líder, que ainda se queixava de dores, e prepara-lhe uma mistura de ervas medicinais para o ajudar a recuperar.
Os quatro iniciam a viagem de regresso, mas ao serem perseguidos pela tribo canibal, conseguem escapar com a ajuda de uma manada de mamutes que tentaram domesticar, oferecendo-lhes alimento.
Numa noite em que um dos elementos do grupo tenta ter sexo com a nativa, ela procura proteger-se junto do líder e é ele quem acaba por ter sexo com ela à frente dos outros dois, demonstrando-lhes que é ele o chefe.
A nativa apercebe-se que está perto da sua casa e tenta persuadi-los a irem com ela, mas não o consegue, devido à dificuldade em comunicar com eles. O líder tenta continuar a viagem, mas não consegue deixar de pensar nela. Resolve ir atrás dela, enquanto os outros o seguem, contrariados. Ao aproxima-se do acampamento, fica preso em areias movediças e é capturado pela tribo da nativa (mais tarde acontece o mesmo aos seus colegas de grupo) Inicialmente é gozado e sujeito a diversas formas de humilhação, mas depois acabam por aceitá-lo e mostram-lhe o seu modo de vida e iniciam-no na tribo, ao líder e aos seus
A tribo da nativa é mais evoluída, utilizam lançadores de flechas, técnicas (pintura corporal, cabanas, ornamentos, cerâmica primitiva) e, mais importante de tudo, a técnica de fazer fogo.
Durante a noite, fogem com a ajuda da nativa e a aproximação da nativa ao líder é cada vez maior o afecto que sentem um pelo outro vai crescendo, até que, numa noite e pela primeira vez te relações sexuais, a nativa ensina-lhe uma nova forma de sexo olhando-se cara-a-cara.
Entretanto, quando estão perto do seu território sofrem uma emboscada pelo grupo de canibais, conseguem derrota-los devido à utilização dos lançadores de flechas que trouxeram da tribo da nativa.
Finalmente, quando chegam à sua tribo, ficam muito alegres quando vêem que trazem a chama do fogo, mas, o guarda do fogo rapidamente se apodera da chama, mas a euforia é tanta que acaba por cair à água, apagando a chama. A tribo fica enfurecida mas são acalmados pelo líder do trio que, se prepara para por em pratica a técnica de fazer fogo que a tribo da nativa lhe ensinaram.
Com algumas tentativas falhadas, a nativa toma o seu lugar e acende a chama com grande euforia e alegria de todo a tribo.
No final, a nativa descobre que está grávida do líder e este acaricia-a, onde se vê afecto e carinho.