Sociedades Multiculturais

Este espaço pretende dar a conhecer o percurso académico do Educador Socioprofissional e a consequente aplicação prática na área da Acção Social.
Foi criado no âmbito da Unidade Curricular de Técnicas de Animação de Grupo do 2º ano do Curso de Educação Socioprofissional da Escola Superior de Educação Jean Piaget - Arcozelo, do Campus Académico de Vila Nova de Gaia, sob a orientação do Master Carlos Jorge De Sá Pinto Correia .Atualmente é desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular Métodos II, sob a orientação da Doutora Maria Orquídea.

O Educador Social

O Homem precisa da educação para aprender a pensar, a agir e a ganhar capacidade de distanciamento crítico em relação ao mundo natural imediato e a tudo o que a tradição lhe apresenta como natural.
O direito à integração social é, antes de mais, o direito à cidadania enquanto condição indispensável de uma realização humana. Cabe, de uma forma particular, aos Educadores Socioprofissionais criar e alimentar as condições que favoreçam o exercício pleno dessa cidadania. A ajuda educativa prestada pelos educadores, a pessoas e a comunidades em situação considerada de risco (quer para si quer para a sociedade) distingue-se da lógica assistencial na medida em que, respeitando a misteriosa singularidade de cada ser humano e apoiando-se na competência técnica que configura o seu saber profissional, o educador recorre a todos os meios que possam favorecer a evolução positiva dos indivíduos e dos grupos a seu cargo.
Nomeadamente através da concepção e realização de projectos na área da educação para o desenvolvimento, promovendo parcerias, trabalhando em interdependência com outros profissionais em domínios como o da saúde, da segurança ou da integração no mercado de trabalho. No fundo cabe aos Educadores Socioprofissionais criar e alimentar os espaços de mediação necessários a uma socialização feliz.
Têm a missão de desenvolver nas pessoas algo de que elas já dispõem, mas de que não têm consciência das suas potencialidades.
Toda a pessoa tem um potencial, e os Educadores Socioprofissionais acreditam nele. Não vão dizer às pessoas o que elas devem ser, mas sim dar suporte aos seus projectos de vida. O objectivo do educador socioprofissional e da sua prática é tratar cada pessoa dentro da sua individualidade, facilitando o seu projecto pessoal, em vez de tentar ensiná-la o que fazer. A cidadania começa quando o indivíduo percebe que, se alguém o leva a sério, reconhece a sua individualidade. Então ele é bem-vindo à sociedade, pode fazer a diferença. O intuito é que a pessoa se sinta parte da sociedade.
Dai a importância do Educador socioprofissional na problemática do desemprego, esta população necessita de alguém que os orientes na procura de trabalho, ensinar (mostrar) como se elabora um curriculum, e dar apoio personalizado ao longo deste tempo de procura.