Sociedades Multiculturais

Este espaço pretende dar a conhecer o percurso académico do Educador Socioprofissional e a consequente aplicação prática na área da Acção Social.
Foi criado no âmbito da Unidade Curricular de Técnicas de Animação de Grupo do 2º ano do Curso de Educação Socioprofissional da Escola Superior de Educação Jean Piaget - Arcozelo, do Campus Académico de Vila Nova de Gaia, sob a orientação do Master Carlos Jorge De Sá Pinto Correia .Atualmente é desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular Métodos II, sob a orientação da Doutora Maria Orquídea.

Sociedades Multiculturais

As sociedades multiculturais são uma realidade. É um facto que a maior parte das sociedades em que vivemos são multiculturais, e o que caracteriza uma sociedade multicultural é, como a palavra sugere, a existência de uma série de culturas diferentes na mesma sociedade.  Na literatura contemporânea sobre a multiculturalidade parece que há pelo menos três acepções diferentes para o conceito de sociedade multicultural. A primeira é a da existência de diversas nações históricas, com uma língua própria e uma história distinta, na mesma comunidade política.
Uma segunda acepção é a da existência de diversas comunidades étnicas geradas pela imigração voluntária ou forçada. Uma comunidade étnica seria marcada pela diferença em termos de língua e/ou religião e/ou usos e costumes. Neste sentido, mesmo os países europeus que há poucas décadas eram apontados como não multiculturais – a Islândia e Portugal - passaram a sê-lo por via da imigração recente.
Assim, podemos considerar que a maioria - senão todos - os Estados hoje existentes no mundo são multiculturais no sentido multinacional e/ou no sentido poliétnico. Esse é, sem dúvida, o caso de todos os países europeus.
 Uma terceira acepção de sociedade multicultural é aquela que expande o conceito de cultura até fazê-lo coincidir com minorias nacionais, imigrantes, sexuais, e outras.
Assim, a sociedade multicultural será aquela que reconhece a existência de diferentes grupos e que aceita as suas diferenças e as suas vozes distintas. Neste sentido, pode-se referir que as sociedades multiculturais são uma «sociedade arco-íris»

www.ipri.pt/eventos/pdf/PE_JCR_site.pdfSemelhante